quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Agradecida, Sra. Merkel


"Quem já esteve na Madeira, pôde ver para onde foram os fundos estruturais europeus. Há muitos túneis e auto-estradas bonitas, mas isso não contribuiu para que haja mais competitividade." (MERKEL, Angela, 2012)



Não estava previsto que este fosse o primeiro texto deste blogue nem será certamente a melhor maneira de dar as boas-vindas.
Deixemos, para já, a típica simpatia portuguesa de parte e sejamos rudes, como os alemães. A Sra. Merkel teve o poder de me irritar solenemente hoje, com a repetição exaustiva das suas declarações em todos os noticiários, jornais, sites, etc. A Sra. Merkel e a sua mania de manda em tudo, sabe tudo e tem razão em tudo.

Até pode ter razão em alguns pontos:
  • Houve exagero os investimentos em túneis e vias-rápidas (sim, porque não há auto-estradas na Madeira!)? Sim! Era necessário construir muitas vias rodoviárias, mas chegou a um ponto que já se torna absurda a quantidade de "furados".
  • O dinheiro poderia ter sido aproveitado para apoiar as empresas regionais? Podia e devia, sim senhora!
A questão é que a sra. Merkel perdeu toda a razão ao generalizar os investimentos, ao falar de boca cheia e, sobretudo, ao falar de uma realidade que manifestamente não conhece.
Muitas obras foram essenciais ao desenvolvimento da Madeira, para que agora seja possível chegar facilmente a qualquer ponto da ilha. E se foram feitas com fundos europeus é porque a União Europeia as aprovou. Nessa altura ninguém se lembrou que era um exagero... Que pena...

Mais do que infeliz, a sra. Merkel foi (ela sim) exagerada. Antes de falar mal dos outros, olhe para a sua própria casa e resolva os seus problemas. O que é realmente revoltante é que não havia necessidade nenhuma destas declarações. Para manchar a imagem da Madeira já lá temos um, não precisamos de si.

Mas agradecemos desde já a sua ajuda para melhorar a situação. É de enaltecer a publicidade que fez ao falar dessa maneira sobre uma ilha que sobrevive do turismo. E os turistas alemães são só e apenas o principal mercado do turismo da Madeira. Espero que a beleza da ilha se sobreponha à opinião da senhora sabichona.

Sem fazer mais comentários, resta-me dizer-lhe que estamos todos profudamente agradecidos, sra. Merkel.

1 comentário:

  1. Antes de mais parabéns pela ideia e, sobretudo, pela sua concretização. Dois madeirenses de gema, que sabem do que falam, sabem o que escrevem e escrevem o que sabem, parece-me bem.
    Boa sorte com o desenvolvimento do blogue!

    ResponderEliminar